domingo, maio 23, 2010

"Essa mentira que você está vivendo... Como está?"

Minha filha me inspirou a fazer esse post. Ela fez essa pergunta em seu blog.
Desde pequena nos é ensinado que a verdade faz parte da nossa vida e que deve ser encarada com muita responsabilidade. A mentira gera desconfiança em qualquer relacionamento, seja amoroso, de amizade, de trabalho e familiar.

Como o assunto é muito complexo, eu me questiono se for verdadeira com você mesma está sendo bom para você ou você está tentando acreditar nessa verdade? Porque é a verdade que você quer viver ou é a verdade que é conveniente ser vivida? Até que ponto essa verdade está sendo verdadeira? Ou estamos sendo mentirosos o tempo todo? Ufaaa!!!! Como é difícil esse assunto.

Acho que às vezes estamos lidando com “uma verdade” conveniente. Muitas vezes não se tem coragem de tomar atitudes acerca de um assunto por motivos religiosos, financeiros, familiares e tantos outros.

O que mais se vê por aí são pessoas que fazem questão de transmitir que está tudo muito bem consigo, mas no fundo, no fundo, aos poucos vai deixando transparecer que as coisas não vão tão bem como se gostaria que estivesse. Acho que aí está a mentira se sobressaindo à verdade. É um conflito muito intenso que se vive e convive. Afinal a pessoa acha que não é mentirosa e que não está se enganando.

Eu acho que essa mentira é vivida por opção pessoal consciente. Por mais que se seja contra mentiras ela fará parte da vida da pessoa por opção ou dependência. Logo, é muito importante procurar ajuda se não estiver apta a resolver sozinha esse conflito.
Temos o samba do ilustre Zeca Pagodinho que diz: “Deixa a vida me levar, vida leva eu.....”. Quantos não se comportam dessa forma?

A mentira está mais presente na vida das pessoas do que se pode imaginar.
Rita Helena Fragale