terça-feira, novembro 30, 2010

De mãos dadas

Rita Helena

A educação e a gentileza devem caminhar de mãos dadas. Tenho presenciado como as pessoas tratam umas às outras com falta de educação e de gentileza.

As pessoas começam o dia irritadas, mal-humoradas, agressivas. Dirigem e disputam espaço no trânsito como se estivessem em uma competição automobilística.

Assisti uma propaganda na televisão há alguns dias em que mostra como as pessoas podem mudar de comportamento quando são cutucadas. Todos os motoristas estavam sintonizados na mesma estação e no mesmo congestionamento no trânsito. Uma voz saía do rádio e sugeria que cada motorista olhasse para o carro ao lado e sorrisse. A voz insistia, encorajando as pessoas a olhar para o carro vizinho. Logo, logo, uns motoristas começaram a olhar para os outros motoristas, apresentando um sorriso meio amarelo, e logo a seguir, um sorriso mais ostensivo, tornando aquele momento estressante em um momento até engraçado.

Considero essa atitude salutar e deve servir de exemplo para as pessoas se tornarem mais educadas e gentis umas com as outras, seja qual for a situação. É um exercício difícil, mas não impossível.

Fui assistir um show em um clube em Brasília, por sinal, um excelente clube. Consultei o garção sobre o critério da ocupação das mesas e ele respondeu que eu poderia sentar em qualquer lugar vago.

Estava chovendo e acho que não cheguei pela entrada principal do salão, por isso, mais tarde, enquanto esta degustando um maravilhoso caldo verde com torradas, fui surpreendida por um casal acompanhado de uma senhora, que estava em outra mesa, informando que eles tinham comprado aquela mesa e chegaria outro casal para se juntar a eles. Pensei comigo. Que mico!!! Quero matar aquele garção!!!!

Aproximou-se da minha mesa uma recepcionista, informando que as mesas estavam sendo vendidas na entrada principal salão. Aí eu cheguei a conclusão que tinha, realmente, entrado pela porta lateral do salão, mas não era penetra, não, viu?

Após explicar a recepcionista como tudo tinha acontecido, ela se prontificou gentilmente, em providenciar outra mesa.

Enquanto a recepcionista estava resolvendo o mal-entendido causado pelo garção, chegou o outro casal, que, sem entender nada, disse que aquela mesa era deles. Eu já estava aguardando o retorno da recepcionista para mudar de mesa, quando uma das integrantes da mesa, saiu dali tão aborrecida, que não percebeu sua bolsa despencar ao chão. Meu Deus!!! Que estresse, hem??? Eu não poderia sair da mesa com o meu saboroso caldo verde na mão. Precisava saber para onde eu iria.

Mudei de mesa, e ia pagar pela mesa antecipadamente como os demais, mas o clube não aceitava cartão de espécie alguma e eu não tinha dinheiro na minha carteira. Hi! Vou ter que lavar os pratos. Ha! Ha!

Minha amiga veio até a minha mesa e antes de voltar ao palco conversou com o presidente do clube, que gentilmente cedeu uma mesa como cortesia do conceituado clube.

Depois de todos esses atropelos, assisti o show, tirei fotos, degustei vários quitutes, saboreando um chopp geladíssimo e para arrematar um refrigerante zero.

Quando o show acabou ainda tomei um saboroso cafezinho com biscoitinhos recheados.

Continuo achando que a educação e a polidez devem caminhar juntas. Às vezes, destratamos pessoas sem necessidade. E o pior, podem ser conhecidas, como foi no meu caso. Ela não se lembrou de mim, mas a conheço. Não queria ter essa memória fotográfica. Uhrrrrrr!!!!