segunda-feira, fevereiro 28, 2011

O sistema de saúde brasileiro continua na UTI

Rita Helena
Jornalista


O serviço privado de saúde está falido tanto quanto o serviço público.

No serviço público de saúde a aplicabilidade dos recursos da população se dá por intermédio dos impostos pagos. Não se pode negar que há muito tempo a gestão da saúde pública está na UTI, em fase terminal.

A imprensa divulga insistentemente a precariedade e a falta de respeito com a população brasileira dependente do serviço público de saúde. Isso é um fato e deve ser amplamente mostrado.

Acho muito importante o serviço prestado pela imprensa, mas o serviço privado de saúde, também é precário, e o usuário deste, paga duplamente. Paga ao governo por meio dos impostos e para o plano de saúde privado para ter a ilusão que o atendimento será eficaz.

Quando se liga para uma clínica conveniada para marcar uma consulta, a primeira pergunta feita para o paciente é: “convênio? ou particular?” Se a resposta for convênio, coitado!!!! Vai esperar pelo menos uns dois meses para ser atendido. Quando a resposta é particular a atendente prontamente informa que vai estar anotando o nome e o telefone para estar tentando um horário.

Misericórdia!!!! Não tenho estômago para ouvir as pessoas utilizando o gerundismo, pensando que é a mesma coisa que se usar o verbo no gerúndio.

E quando se espera ansiosamente dois meses ou mais pela consulta e se recebe uma ligação telefônica informando que o médico viajou para participar de um congresso, e que a consulta será remarcada. Tenho certeza que isso já aconteceu com você ou com algum conhecido próximo.

Isso é só o começo, porque quando se procura um pronto-socorro, além de se aguardar para um atendimento de triagem, o paciente fica aguardando o médico-especialista retornar ao pronto-socorro, após longo tempo de ausência para atender chamados dos pacientes internados ou para participar de uma cirurgia de emergência.

O descaso das autoridades e dos órgãos fiscalizadores é vergonhoso.

A população deve continuar denunciando os fatos.

Logo, os dois sistemas de saúde do País estão na UTI. Por falar em UTI reze para não precisar de uma.