quarta-feira, setembro 22, 2010

Exemplo, uma forma de educar

Ouvi pelo rádio que ontem foi comemorado o Dia do Estudante na Argentina.

Anualmente, os estudantes faltam as aulas naquele dia e se reúnem no parque para se confraternizarem. Nesse ano, incluíram bebidas ao encontro e, é claro, não deu certo. Houve excessos e confusões. É uma pena!!!

Geralmente, as pessoas utilizam o álcool para diminuir a timidez, ficar mais solto, às vezes, mais engraçado.

As pessoas precisam prestar mais atenção quando bebem, porque é necessário conhecer o seu limite.

Os jovens experimentam o álcool entre amigos e geralmente passam mal, e, mesmo assim, continuam bebendo, bebendo, até passarem por algum constrangimento que chega ao conhecimento dos pais.

Beber exige tolerância, educação e discrição.

A legislação brasileira proíbe a venda e o consumo de bebida alcoólica para menores de 18 anos, limita a divulgação nos meios de comunicação, protegendo as crianças e jovens do acesso a essa informação.

Acho precária a fiscalização do órgão competente nos estabelecimentos que vendem bebida alcoólica. A exigência da apresentação do documento de identidade diminuiria, e muito, a venda e o consumo indiscriminado pelos adolescentes e jovens.

Acho que os pais precisam ficar mais atentos com seus filhos, conversar sobre os malefícios do álcool para a saúde.

Tenho refletido muito sobre o que passo como exemplo para os meus filhos. Proibir o consumo do álcool. Qual o exemplo que eu estou passando para eles? Não posso agir como muitos que utilizam o ditado "faça o que eu mando e não faça o que eu faço". Ridículo!!!!

Acredito que os exemplos são fundamentais para a educação dos meus filhos.

É importante cada um fazer a sua parte.