segunda-feira, novembro 22, 2010

Catadores de lixo

Rita Helena

Hoje cedo saí para caminhar e esqueci o meu celular em casa.

De repente, lembrei que precisava ligar em casa para avisar a Val, a minha ajudante doméstica, que havia deixado no quartinho os sacos com o lixo do final de semana.

Não se antecipe e pense que eu sou doida. Lixo no quartinho? Porque? Porque os sacos com lixo deixados na sexta-feira à tarde no cesto suspenso em frente a minha casa foram mexidos e remexidos por moradores de rua, e, adivinha como ficou o restante do lixo que não interessou a eles? Os sacos estavam rasgados, o lixo espalhado no chão, sujando a calçada. Eu e meu marido recolhemos tudo e colocamos dentro de casa, no quartinho. E depois a vizinhança coloca a culpa nos gatos. Coitado dos gatos....

Olhei a minha volta e percebi que não encontraria orelhão por ali, então desviei a minha rota e avistei um orelhão, segui até lá, mas para minha frustração estava mudo.

Não queria retornar para casa, para não quebrar a sequência dos meus exercícios. Continuei a procura de um orelhão. Mais pra frente encontrei um, torcendo que ele funcionasse. Peguei o aparelho e deu linha. Ufa! Graças a Deus. Liguei a cobrar para a minha casa e falei com a Val sobre o lixo, que por sorte ainda não tinha sido recolhido. Já imaginou o susto dela quando entrasse mais tarde no quartinho para limpar e encontrasse três sacos de lixo?

Os orelhões estão aí para serem usados pela comunidade. As pessoas não cuidam do patrimônio público. Estragam, depredam e picham os aparelhos. A falta de educação e do cuidado com o bem público piora a qualidade de vida dos próprios usuários. Depois reclamar que não tem orelhão não adianta. Cada um deve fazer a sua parte, inclusive de fiscalizar e de denunciar quando presenciar um ato de vandalismo.

Quanto aos catadores de lixo, eu não tenho nada contra eles pegarem o que quiserem nos lixos alheios. Seria melhor que isso não fosse necessário, mas a realidade é bem diferente. Acho sim, que eles deveriam ter cuidado. Não espalhar o lixo. Se abrissem o saco de lixo em vez de rasgá-lo seria bom para todos.