Gente, aprendi fazer queijo de minas. A receita não é minha, mas funciona e fica muito gostoso,diminuindo os conservantes utizados nos queijos comprados em estabelecimentos comerciais.
Ingredientes:
- forma para fazer queijo;
- coalho para fazer leite;
- 10 litros de leite pausterizado (só serve o leite de saquinho);
- sal
- pano de saco alvejado grande
Observação: as formas de tamanho grande (10 litros),pequena (5 litros) e o coalho são vendidos em lojas de produtos agro-pecuários.
Modo de fazer:
Em uma panela grande coloque os 10 litros de leite, 9 ml de coalho, 2 colheres de sopa de sal (fica um pouco sem sal).Tampe a panela e esquecê-la por 12 horas.
Após as 12 horas de descanso prepare um escorredor de macarrão ou de arroz, coloque o pano dentro e com uma escumadeira (aquela toda furadinha)coloque o leite coalhado dentro do pano e esprema. Deixe a forma dentro de uma vasilha que possa escorrer o caldo e coloque a massa e assim por diante até acabar o leite coalhado.
Observações:
- Não se assuste porque conforme se mexe na massa aumenta a quantidade do soro;
- 10 litros rende um queijo de minas grande (forma grande;
- 5 litros rende um queijo de minas pequeno (forma pequena);
ATENÇÃO:
Se usar a receita com 5 litros de leite, reduza toda a receita pela metade.
Deixe na geladeira que o queijo vai eliminar muito soro ainda e quando tiver escorrido o soro, desenforme o queijo.
SUGESTÃO:
Preparar à noite e comer um dia após ficar na geladeira.
Gente, quando o queijo está pronto e desenformado e se prova o primeiro pedaço é muito gratificante e orgulho, porque não é a mesma coisa de cozinhar um arroz ou um feijão.
BOM APETITE!!!
Não deixe de avisar para mim se você testou, gostou e aprovou.
Ai mah, eu acho que aqui nao tem leite em saquinho nao...
ResponderExcluirbem que eu queria fazer. Podia vender no mercadinho que tem aqui ás terças. Comida é toda caseira, os legumes, frutas e flores sao vendidos pelas pessoas que as plantam... Vou fazer um post no meu blog e pôr sua receita lá, tá?
Mil beijos!
Rita Helena, querida, algumas leituras não sei fazer. Mapas e receitas são apenas duas delas. Li com sincero interesse a receita, que me pareceu deliciosa, mas complicada demais para o meu parco conhecimento culinário. E não diminui o arroz e feijão, pelamor! Quem sabe cozinhar feijão merece ser chamado de chef. Bem, ao menos arroz soltinho eu sei fazer. Já é alguma coisa. Não vou me deprimir!
ResponderExcluirBeijo (e aceito um pedaço de queijo, claro).