sexta-feira, maio 21, 2010

A falta de atenção

Notei essa semana como sou distraída. Faço o mesmo percurso para o trabalho diariamente e todo dia me surpreendo com placas indicativas, construções e tantas outras coisas, que não tinha observado. Isso acontece com você? Tudo bem que, enquanto dirijo, não posso desviar a minha atenção para outros lugares, mas são coisas que em um dia eu vejo e outro não.
De repente me dou conta que o que eu observei num dia já existia há muito tempo.
Isso me fez pensar quantas situações acontecem no meu dia a dia que não dou a atenção que deveria dar? Quantas pessoas eu ignoro, sem perceber, por falta de atenção? Quantas coisas não percebi. Você já passou ou passa por isso?
Sinto que não faço isso de caso pensado. É inconsciente. A sensação que dá é que quando se entra no carro rumo a um destino o cérebro recebe comandos como de um GPS e vou que vou. Atribuo a isso a uma rotina que sou obrigada a me submeter, tendo em vista que horários e compromissos têm de ser cumpridos.
Vou tentar prestar mais atenção a partir de hoje.
Pense nisso um pouquinho.
Rita Helena Fragale

2 comentários:

  1. Mah, você me assusta.

    Eu estou lendo um livro que fala dessa situaçao especificamente e eu acho que vc adoraria ler esse livro. vou tentar achá-lo em português pra você, ou podemos fazer os exercícios juntas quando vc chegar. :)

    te amo e sinto muito sua falta. Isso, eu percebo todo santo dia.... :)

    ResponderExcluir
  2. É um lindo exercício a gente passear pelas mesmas paisagens e pessoas e descobrir nelas faces que ainda não havia percebido e se encantar com isso. Não tem graça andar o tempo todo no piloto automático, Rita. Precisamos olhar para os lados e nos desvanecer com tudo o que há.

    ResponderExcluir