quinta-feira, dezembro 09, 2010

Dependência... Comodismo

Rita Helena

Muitas pessoas utilizam terceiros para justificar um certo comodismo sobre suas atitudes.

Cá pra nós, é muito mais fácil deixar de fazer qualquer coisa, porque uma outra pessoa, seja marido, ou irmã, ou filho, ou mulher, ou namorado se manifeste para impedir que se faça aquela tarefa, mesmo sabendo que será melhor para todos.

Estou me referindo a trabalho. Muitas mulheres deixam de trabalhar, deixam de receber o seu salário, porque o marido não deixa. Muitas se acomodam e se sujeitam a receber migalhas a receber seu dinheiro como fruto do seu trabalho.

É uma pena, que esses fatos ocorram mais com famílias em que haja mais necessidade que todos os membros da família trabalhem, para terem uma condição de vida digna, capaz de atender as mínimas necessidades do ser humano.

A classe média tem outro comportamento. Todos trabalham, todos ajudam nas despesas da casa, proporcionando satisfação pessoal e profissional, além da independência econômica.

Estou impressionada com a dificuldade que estou encontrando para contratar uma cuidadora de idosa para minha mãe, e, uma empregada doméstica para cobrir as férias da minha ajudante. É impressionante a minha labuta!!!!

Elas nunca podem decidir sozinhas. Precisam sempre consultar o marido, ou o periquito, ou o cachorro, ou papagaio, para poder bater o martelo e aceitar uma proposta de trabalho. O que eu não consigo conceber é o fato de que a renda da família aumentaria, melhorando em todos os sentidos a condição financeira de todos.

Fico na dúvida na hora de tentar entender esse comportamento. Será machismo?, ou burrice?, ou dependência? ou comodismo?

2 comentários:

  1. No meu entender além de ser machismo, é uma forma de ter uma doméstica de luxo dentro de casa que é sua própria esposa, mãe de seus filhos. Para que cuidar da casa dos outros, cuida da sua e fica aqui a tempo e a hora para quem prercisar.
    Quando não se trata de doméstica, escritórios, acha que a mulher que trabalhar para ficar na rua mais tempo e não fazer as coisas em casa, mesmo quando cansada chega e faz de tudo.
    Elas podem decidir só sim, mas algumas se sentem subordinadas e cedem aos caprichos do machismo que predomina.
    A mulher tem que ser independente e guerreira, do contrário é BURRICE MESMO hahahahahah.

    ResponderExcluir