quarta-feira, março 09, 2011

Carnaval 2011, incêndio e determinação

Rita Helena
Jornalista


A história do Carnaval nos leva aos idos do século XI, ocasião em que a Igreja Católica implantou a Semana Santa, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma, que inicia a partir da Quarta-feira de Cinzas.

Como uma coisa leva a outra e a palavra Carnaval que vem do grego: “carnes” significa carne e “valles” significa prazeres e está relacionada com a ideia de usar a carne para os prazeres pela folia de três dias, ocasião em que as pessoas podiam se divertir pra valer, como se tudo fosse permitido, sem limites, sem pudor, ou seja, arrebentar a boca do balão.

Não à toa que as máscaras foram incorporadas aos bailes de Carnaval para não causar constrangimentos, permitindo mais liberdade aos foliões.

O tempo de Quaresma após o Carnaval, para muitos, é o momento de penitência, recolhimento, conversão para expurgar os pecados do ano anterior até o Carnaval.
Por isso, muitas coisas acontecem no Carnaval. As pessoas se excedem sem pensar nas conseqüências, aumentando segundo pesquisas o aumento da proliferação de doenças sexualmente transmitidas.

O consumo exagerado de álcool e de drogas traz resultados trágicos como a morte e acidentes de trânsito, deixando muitas pessoas paraplégicas.

O Carnaval é uma festa democrática em que as pessoas escolhem como comemorar os três dias de folia.

Na Bahia, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo a folia predomina e inicia sexta-feira e não encerra terça-feira como deveria, a exemplo da cidade de Salvador que hoje ainda arrasta muita gente no trio elétrico de despedida.

A tradição dos desfiles das escolas do samba do Rio de Janeiro faz com que as escolas trabalhem duro o ano todo com muita determinação, amor, garra e renúncia.

Os enredos e os sambas-enredos são escolhidos com a participação da comunidade, caracterizando assim mais comprometimento entre organizadores e comunidade.

A minha preferência sempre foi pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Gosto de assistir todas as concorrentes e admirar a criatividade e a mensagem que cada uma das escolas de samba transmite.

Esse ano um incêndio na Cidade do Samba, na cidade do Rio de Janeiro comprometeu três escolas de samba. A Grande Rio, a Ilha do Governador e a Portela.

A comissão organizadora dos desfiles das escolas de samba decidiu não julgar as três escolas acometidas pelo incêndio.

A apresentação de cada escola de samba transmite muita emoção, garra, paixão, causando muitos arrepios e delírios à plateia que assiste ao vivo, e aos telespectadores que assistem de casa.

As escolas de samba Grande Rio, Ilha do Governador e Portela não se abateram com o incêndio e conseguiram, em tempo recorde, recuperar muitas alas, carros alegóricos e fantasias, inclusive com a solidariedade de outras escolas de samba.

A apresentação de cada uma delas no Sambódromo foi motivo de muita reverência, aplausos e carinho de toda plateia.

Não há incêndio que desamine o fervor, a garra e a paixão de uma escola de samba, principalmente sem vítimas.

Essa lição serve para alertar que os incêndios ocorridos em nossas vidas são capazes de serem apagados com determinação, fé e garra.

2 comentários:

  1. Eu sempre gostei muito de assistir as escolas de samba pelo motivo óbvio: penas e purpurinas..

    Mas nunca gostei de música de escola de samba... :/ Acho que talvez uma ou outra tenha ficado na minha cabeça por mais tempo do que eu gostaria, mas fazer o que?

    Eu não assisti o desfile... Espero que ninguém tenha se machucado.

    Mas afinal, quem ganhou?

    ResponderExcluir
  2. A Escola de Samba vencedora foi a Beija-Flor de Nilopólis que contou a estória da vida do cantor Roberto Carlos.

    Dessa vez a Mangueira, a minha escola de coração, entrou e saiu, mas não levou.

    Beijos.

    Rita

    ResponderExcluir