terça-feira, março 29, 2011

José Alencar, "O cara"

Rita Helena

Tive o privilégio de ser servidora cedida à Vice-Presidência da República na gestão do Vice-Presidente José Alencar.

Não tinha acesso direto a ele, mas sempre tive admiração pelo cidadão José Alencar, empresário que acreditou na sua intuição e não teve medo nem vergonha de arriscar, encarar desafios e superá-los com o jeito mineiro de ser. Conseguiu construir um patrimônio empresarial, o grupo Coteminas.

Sempre muito gentil ao telefone, fazia questão de saber com quem estava falando e apesar de ser muito reservado, reconhecia e valorizava a equipe que lhe dava suporte técnico e administrativo.

É com muita emoção que presto essa homenagem ao empresário e político José Alencar. Um cidadão brasileiro que galgou o sucesso empresarial e político com honestidade, correção e otimismo.

Tinha, particularmente, admiração por ele quando ele falava dos juros altos, mesmo indo de encontro com as políticas econômicas do governo Lula.

Com a agravamento de sua doença pude pessoalmente presenciar a manifestação de solidariedade demonstrada por milhares de pessoas que torciam pela sua recuperação. Jovens, adolescentes, estudantes rezavam e mandavam sugestões de tratamento.

As correspondências chegavam por diversos meios, mas presenciei uma mensagem enviada em um guardanapo.

O que me emocionava muito era a lição que ele conseguia transmitir fosse respondendo as cartas, fosse pela imprensa, a sua determinação e fé na condução de seu tratamento de saúde.

Recebi muitas ligações das pessoas demonstrando emoção por ter recebido do Vice-Presidente José Alencar uma carta de agradecimento.

Lembro-me como se fosse hoje do dia em que o Vice-Presidente José Alencar se submeteu a cirurgia que durou dezesseis horas para a retirada de tumores no abdomen. Ele tinha recebido uma vela de sete dias, orações e imagens religiosas.

Meus colegas de trabalho e eu decidimos acendê-la e rezamos, diga-se de passagem, cada um com a sua religião e crença, suplicamos para que tudo transcorresse da melhor forma e que ele se restabelecesse o mais rápido possível. A vela ficou acesa o mesmo tempo que o Vice-Presidente ficou na UTI pós cirúrgica.

Eu, particularmente, achava que ele não deveria retornar ao trabalho como ele fazia. Achava que ele se expunha muito, mas quem conhecia muito bem e de perto o mineiro José Alencar, retrucava os meus comentários. Você não o conhece!!!

Um fato que muito me emocionou hoje foi quando cheguei em casa e minha filha Paula que reside em Manhatan Beach, Los Angeles, já tinha ligado para mim para falar da morte do Vice José Alencar e saber como eu estava.

Antes de retornar a ligação para ela entrei no Facebook e pude ver uma mensagem que ela havia deixado: "Descanse em paz José Alencar. Estou acendendo uma vela pra você."

Chorei copiosamente!!!!

Decidi que precisava escrever algo que fluísse de dentro do meu coração.

Não posso deixar de ressaltar a pessoa de D. Mariza, mulher de fé, companheira, o alicerce, o esteio de todas as horas e o Anjo da Guarda que Deus nomeou para acompanhar José Alencar.

Imagino que esse momento de dor vivenciado pela família seja muito sofrido e muito particular, merecedor de todo respeito.

Espero que José Alencar tenha ensinado aos políticos brasileiros que a missão com a população brasileira está acima de qualquer interesse pessoal.

Descanse em paz eminente Vice-Presidente da República José Alencar.

2 comentários:

  1. Lindo o texto, Mah.
    Acendi 2 velas: uma pro José Alencar e uma pra Dona Mariza que deve precisar de forças talvez ainda não desenvolvidas durante o processo do tratamento do câncer. Sei que como esposas, somos dedicadas aos nossos queridos e que há muita dor e sacrifício em momentos como os que Dona Mariza teve que enfrentar. Não há, no entanto, preparação pra ida dos nossos amados esposos, pais, irmãos, amigos e familiares. Por isso, acendi a vela pra ela.

    Que ele descanse em paz.

    ResponderExcluir
  2. Rita Helena, sou testemunha do que relatas. O teu texto me emociona muito e, como tu, choro a morte de José Alencar, um ser humano precioso, que deu uma lição de amor à vida e muita fé. Luz, amor e força para seus familiares e consolo para a nação.

    ResponderExcluir